A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Tabatinga, no Alto Solimões, divulgou o balanço de atendimento durante o feriado de Natal. Entre os dias 24 e 25 de dezembro, foram realizados 14 procedimentos, o que registra uma queda de 9,7% em relação ao ano passado, segundo a UPA.
Os acidentes de trânsito continuam liderando as causas de atendimento na unidade. Foram quatro acidentes de motociclistas, todos sem uso do capacete.
Ouça outro destaque do Repórter Solimões:
Adeus Ano Velho: presidente da Artetaba fala sobre conquistas de 2015
A diretora da unidade, Pauline Campos, chama a atenção para o uso do capacete para prevenir acidentes.
“A mortalidade por traumatismo cranocefálico é alta e isso é muito maior nas crianças. Então, a gente tem que entender como cidadão que a gente está como parceiros da Secretaria de Saúde. Sozinho o governo não vai conseguir resolver todo o problema. É preciso haver uma conscientização também”.
A boa movimentação ficou com os nascimentos. A Maternidade Celina Villacrez realizou seis partos no dia 24 de dezembro e quatro no dia 25.
A direção da UPA analisou que a queda nos números de procedimentos pode ter sido ocasionada pela chuva, que não deixou as pessoas saírem durante o feriado de Natal. Porém, o órgão pede atenção e cautela dos moradores agora no feriado de Ano Novo.
Com informações da Assessoria de Impressa da UPA em Tabatinga.
O Repórter Solimões vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 18h45 (horário de Tabatinga), na Rádio Nacional do Alto Solimões (96,1 FM), uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).