Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Cidade colombiana de Letícia tem 69 casos de Zika confirmados

O município faz fronteira com Tabatinga, no Amazonas.

Vizinha à cidade de Tabatinga, no Amazonas, Letícia, na Colômbia, tem confirmados 69 casos possíveis de contaminação pelo vírus zika e dois de febre chikungunya, ambos transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti.

 

Os primeiros casos registrados na fronteira são de pessoas que estiveram na costa colombiana, nas cidades de Barranquilla, Cartagena e Santa Marta, segundo informações da Secretaria de Saúde de Letícia.

 

Os dados são do mês de janeiro de 2016. De acordo com a diretora de Saúde em Letícia, Yeimy Duque Ocampo, dos 69 casos de zika, 15 são em pacientes considerados de risco, como gestantes, crianças menores de 1 ano e idosos.

 

Zika: o que é necessário saber sobre o vírus?

 

Yeimy Ocampo também explicou que tratamento dos pacientes é similar ao da dengue, com o uso de medicamentos para controle da febre, além da recomendação de repouso e do consumo de muito líquido.

 

A médica disse ainda que as secretarias de saúde de Letícia e de Tabatinga estão trabalhando em parceria para combater o mosquito da Aedes Aegypti, e destacou que na próxima segunda, dia 29, começa um trabalho de conscientização nas casas que estão na linha fronteiriça.

 

O Repórter Solimões vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 18h45 (horário de Tabatinga), na Rádio Nacional do Alto Solimões (96,1 FM), uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).



Criado em 25/02/2016 - 10:35 e atualizado em 25/02/2016 - 08:03

Mais do programa