Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Aumenta o número de pessoas com sífilis em Tabatinga (AM)

A coordenação de DST/AIDS realiza teste rápido para detectar a doença

A coordenação de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/AIDS) em Tabatinga (AM) realiza campanha de prevenção durante todo o ano. Uma das atividades é a realização de testes rápidos para detectar HIV, sífilis, hepatites B e C.

 

De acordo com o coordenador do programa DST-AIDS no município, Arnoldo Ferreira, a sífilis é a de maior incidência na região.

 

Quem tiver interesse em fazer o teste pode procurar atendimento  na Coordenação do Programa DST- AIDS, ao lado da Clínica Conceição Xavier, bairro São Francisco. Se o teste der positivo, o tratamento logo é iniciado.

 

A sífilis se desenvolve em estágios e os sintomas variam de acordo com os estágios da doença. A estudante de medicina, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Alecxandra Jankaukas, explica os sintomas. “Ela tem estágios. Inicialmente são feridas indolores nos genitais, no reto ou na boca. Elas têm tendências a desaparecer. E no segundo estágio elas são caracterizadas por erupções cutâneas, ou seja, bolas na pele. A pele fica em relevo. Elas desaparecem. E já na terceira forma, ela (a sífilis) pode causar danos no cérebro, nos olhos, nos nervos e até no coração”, explica Alecxandra.

 

A melhor forma de prevenção é o uso do preservativo, alerta o coordenador do programa DST/AIDS.

 

O Repórter Solimões vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h45 (horário de Tabatinga), na Rádio Nacional do Alto Solimões, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).



Criado em 24/05/2016 - 21:15 e atualizado em 24/05/2016 - 18:17

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Escolha sua manifestação em apenas um clique.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.

Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.

Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.

Mais do programa