Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Municípios do Alto Solimões saem da situação de alerta de cheia

O motivo foi o nível do rio que a cada dia vem baixando desde o início

A defesa Civil do Amazonas retirou na terça-feira (10) os nove municípios que formam a região do Alto Solimões da situação de alerta por conta da enchente. O motivo é que desde o início do mês o nível do rio vem baixando.

 

Ouça a reportagem no player acima. 

 

Na região de Tabatinga, as comunidades que são as primeiras a serem afetadas, como de Tauarú, não tiveram grandes prejuízos, relatou o Secretário de Defesa Civil do município, José Costa.

 

O alerta de enchente na região tinha sido emitido pelo órgão no último dia 4 de abril e cobrava medidas preventivas e o Plano de Contingência dos municípios. Durante este período, as cidades deram a primeira resposta fazendo visitas às comunidades para verificar in loco o cenário atual da cheia nos municípios.

 

De acordo com o Centro de Monitoramento e Alerta do órgão, a cota de alerta na região é de 11 metros e 80 centímetros, e hoje, baseada na régua telemétrica de Tabatinga, referência para Alto Solimões, está em 11 metros e 60 centímetros.

 

As cidades que saem do alerta são: Tabatinga, Benjamin Constant, São Paulo de Olivença, Amaturá, Santo Antônio do Iça, Tonantins e Atalaia do Norte.

 

O Repórter Solimões vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h45 (horário de Tabatinga), na Rádio Nacional do Alto Solimões, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).



Criado em 12/05/2016 - 00:20 e atualizado em 12/05/2016 - 12:38

Mais do programa