A polícia Militar de Tabatinga no Amazonas recebeu no final do mês de maio três cães farejadores para ajudar na fiscalização do tráfico de drogas na cidade.
A primeira operação real dos cães aconteceu no presídio no mês de junho. Desde então, várias apreensões foram feitas, entre elas durante a “Operação Sentinela” em 3 de julho, com a ajuda dos animais foram apreendidos mais de 100kg de drogas em uma embarcação no porto de Tabatinga.
A moradora de Tabatinga Estela Miranda, disse que a presença dos cães farejadores na fronteira é importante.
O tenente, Thiago Cardoso, responsável pelos cães farejadores não pôde gravar entrevista, mas informou, que a polícia com a ajuda dos cães já realizou várias apreensões de drogas nas casas que vendem o entorpecente, mais conhecidas como bocas de fumo. A quantidade não foi informada.
Os cães atuam também na fiscalização no porto fluvial e no aeroporto internacional de Tabatinga. Para o tenente a presença dos cães é de fundamental importância na cidade.
Os cães farejadores foram treinados durante três meses, na cidade de Bogotá na Colômbia.
O Repórter Solimões vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h45 (horário de Tabatinga), na Rádio Nacional do Alto Solimões, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).