Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Tabatinga (AM) registra aumento de casos de sífilis em 2016

Ministério da Saúde lançou uma Ação Nacional de Combate à Sífilis esta

Seis novos casos de sífilis foram identificados em Tabatinga, no Amazonas, durante a realização de cerca de 700 testes rápidos realizados na última quarta-feira (19).  A ação, coordenada pelo programa no município, vinculada ao departamento de DST-AIDS do Ministério da Saúde, foi na fronteira com a cidade de Letícia, na Colômbia.

 

Este ano, o município já registrou 82 casos da doença, 17 a mais que em todo o ano de 2015. Assim como em Tabatinga, em todo o país, o número de registros aumentou. De acordo com o boletim epidemiológico de 2016, do Ministério da Saúde, entre os anos de 2014 e 2015, a sífilis adquirida teve um aumento de 32,7%, a sífilis em gestantes 20,9% e a congênita de 19%, em todo o Brasil.

 

Por causa desses números, o Ministério da Saúde está tratando os casos como uma epidemia e lançou, esta semana, uma Ação Nacional de Combate à Sífilis. Foi assinada, por 19 associações e conselhos de saúde, uma carta-compromisso estabelecendo ações estratégicas para redução da sífilis congênita no país em um ano. As gestantes são o foco da campanha. A ideia é detectar a doença, precocemente, durante o pré-natal e iniciar o tratamento o quanto antes.

 

De acordo com o coordenador do programa de DST-AIDS, em Tabatinga, Arnoldo Ferreira, a sífilis é uma das doenças sexualmente transmissíveis de maior incidência no Brasil. Os sintomas da sífilis variam de acordo com os estágios da doença. Segundo o coordenador, o primeiro é uma ferida na região íntima. E reforça que a melhor forma de prevenção é o uso do preservativo.

 

Durante a ação, também foi identificado um caso de Hepatite B e 10 mil preservativos foram distribuídos.

 

Em Tabatinga, quem quiser fazer o teste rápido para detecção da doença pode procurar a coordenação de DST-AIDS, na rua Marechal Mallet, no bairro Dom Pedro I. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

 

Clique no player acima e ouça a reportagem.



Fórum discute os problemas da cadeia produtiva do pescado no Alto Solimões

Criado em 25/10/2016 - 13:19 e atualizado em 25/10/2016 - 11:25

Mais do programa