O presidente da Associação dos Pacientes Renais de Santa Catarina (Apar-SC), Humberto Mendes, falou ao Revista Brasil sobre os problemas enfrentados por quem possui algum tipo de complicação nos rins. Ele explica que o transplante é o melhor tratamento e defende a doação de órgãos.
Ouça a entrevista completa:
Humberto lembra, ainda, da campanha executada no Dia Mundial do Rim, em março. Na ocasião, manifestantes fincaram cruzes no gramado do Congresso Nacional representando quem perdeu a vida por complicações nos rins. A associação atua no sentido de disseminar a cultura de doação de órgãos e sensibilizar famílias que perderam seus entes queridos para que autorizem o procedimento.
Acesse o site da Apar-SC: http://www.aparsc.org.br.
As doenças renais são causadas principalmente por diabetes e hipertensão. Por causa da crise, muitos pacientes estão sem acesso a tratamentos como a hemodiálise.
O Revista Brasil vai ao ar de segunda a sábado, às 6h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e às 8h, pela rádios Nacional da Amazônia, Nacional de Brasília e Nacional do Rio de Janeiro.