Com a retirada das Forças Armadas, na última semana, a violência voltou à Rocinha e ao Complexo do Alemão. A cientista social Alba Zaluar, coordenadora do mais amplo estudo sobre as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) e as áreas de maior risco na Grande Rio de Janeiro, conversou com o Revista Brasil para comentar sobra a segurança nas comunidades do Rio de Janeiro.
Ouça a entrevista completa:
A especialista avalia que ações temporárias como a operação de cerco realizada na Rocinha não atacam a raiz do problema e, por isso, os mesmos problemas tendem a voltar depois que elas terminam. "O problema de fundo é, na verdade, a facilidade com que as armas e as drogas chegam ao estado", diagnostica Alba.
Ela sugere a criação de uma Operação Lava-Jato sobre as drogas, uma estratégia nacional com financiamento para as forças de segurança e políticas específicas contra as drogas.
O Revista Brasil vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 6h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e às 8h, pelas rádios Nacional da Amazônia, Nacional de Brasília e Nacional do Rio de Janeiro.