O combate ao lixo no mar - um problema global - é um compromisso assumido voluntariamente pelo Brasil na Conferência dos Oceanos, realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em junho.
Segundo ocoordenador-geral de Gerenciamento Costeiro, do Ministério do Meio Ambiente, Régis Pinto de Lima, começa hoje o 1º Seminário Nacional Para o Combate ao Lixo no Mar, que é a primeira ação do país para saber a real dimensão do problema que envolve, principalmente, a contaminação por macro e microplásticos engolidos pelos peixes.
Ouça a entrevista no player abaixo:
Segundo ele, hoje o Brasil enfrenta um problema multissetorial, que vem desde a indústria e passa pela distribuição dos resíduos e pela educação da população. Ele disse ainda que é preciso haver um avanço na Política Nacional de Resíduos Sólidos.
"Só de o Brasil ter uma política e estar tratando disso é um avanço", declarou Régis.
Ele afirma que é preciso resolver o problema do lixo também no continente, com reciclagem e reuso, além de uma educação e gestão mais efetiva.
O Revista Brasil é transmitido, de segunda a sexta-feira, às 8h, pelas rádios Nacional de Brasília, Nacional da Amazônia e Nacional do Rio de Janeiro. E no horário das 6h pela Rádio Nacional do Alto Solimões.