Nesta época de Natal muita gente compra os presentes pela internet e precisa estar atenta a uma série de detalhes para evitar golpes. Para ajudar nessa missão, o especialista Bruno Oliveira conversou com o Revista Brasil a respeito da compra de produtos online.
Ouça a entrevista completa:
"Hoje em dia o e-commerce pode ser considerado bastante seguro", observa Bruno. "Basta que o consumidor procure se informar, ver realmente se está comprando em uma loja confiável, em uma loja segura", explica. Para isso, ele recomenda que antes de comprar o consumidor veja "alguns elementos como aquele cadeado de segurança no topo do navegador, olhando o histórico dessa loja, as reclamações passadas, se ela conseguiu resolver essas reclamações".
Bruno destacou, ainda, a relevância cada vez maior do comércio eletrônico na economia do Brasil, setor que vem crescendo a 2% ao ano desde 2001. Ele identifica que o grande desafio do e-commerce, atualmente, é a infraestrutura de logística, que se reflete no tempo de entrega dos produtos, fonte de reclamação comum dos consumidores. "Se a gente considerar o cenário de dez anos atrás, contudo, houve algumas avanços: antes só tinhamos os Correios, agora temos outros outras empresas realizando entregas", pontua.
O Revista Brasil é transmitido, de segunda a sexta-feira, às 8h, pelas rádios Nacional de Brasília, Nacional da Amazônia e Nacional do Rio de Janeiro. E no horário das 6h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões.