A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro está atendendo mães e pais que fizeram a inscrição no site da Prefeitura do Rio, mas não estão conseguindo vagas em creches e pré-escolas para seus filhos.
Conforme decisão liminar em ação civil pública proposta pela Defensoria em 2016, que está em valendo, a Prefeitura do Rio é obrigada a garantir as vagas. Porém, os pais que fizeram a inscrição prévia no site da Prefeitura, no mês de novembro, foram surpreendidos agora com a informação de que não há vagas suficientes para todas as crianças em idade pré-escolar.
Segundo a defensora Fátima Saraiva, a Defensoria está entrando com ações individuais de execução da decisão judicial proferida na ação civil pública, para garantir vaga a todas as crianças inscritas no site da Prefeitura do Rio.
Em Jacarepaguá já aconteceu mutirão para atendimento aos moradores do bairro, além das crianças da Cidade de Deus e da Barra da Tijuca.
No dia 27, será a vez do mutirão em Santa Cruz, incluindo as regiões administrativas de Bangu, Campo Grande e Guaratiba.
Ouça a entrevista concedida pela defensora ao programa Revista Brasil no player abaixo.