Para atender demandas de saúde em comunidades ribeirinhas do interior do Amazonas, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) assinou na útlima terça-feira (30/1) um convênio com a Marinha do Brasil, por meio do Comando do 9º Distrito Naval.
O documento estabelece que os alunos do curso de Medicina da UEA prestarão assistência médica utilizando a estrutura e logística navais.
Sobre o assunto, o Comandante da Flotilha do Amazonas, Capitão de Mar e Guerra Carlos Alberto Pereira Passos concedeu entrevista ao programa Revista Brasil. Segundo ele, o convênio possibilita o embarque dos alunos da Escola Superior de Saúde da UEA nos navios de assistência hospitalar na Marinha, os chamados Navios da Esperança, que levam atendimento médico a comunidades ribeirinhas e indígenas da Amazônia há mais de 20 anos.
Passos falou, ainda, sobre a operação Acre 2018, que será desenvolvida até o dia 27 de abril, onde serão atendidas as populações das comunidades de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo, todas no Estado do Acre, e comunidades do Estado do Amazonas localizadas no Rio Juruá, com consultas médicas e odontológicas; exames clínicos e laboratoriais; cirurgias de pequeno porte; pré-natal; exames de mamografia e raio X; palestras educativas; distribuição de medicamentos; e atenção farmacêutica.
Ouça a entrevista completa: