Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Reúso protege indústria da escassez de água

Especialista da CNI aponta o reaproveitamento de água de esgoto como principal desafio do setor industrial

Revista Brasil

No AR em 21/03/2018 - 13:36

O reúso da água é um dos temas em debate no 8º Fórum Mundial da Água e é um dos grandes desafios da indústria brasileira. Para falar sobre essa questão e sobre as tecnologias no setor, o programa Revista Brasil entrevistou o especialista em Política da Indústria da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Percy Soares.

Segundo Percy, o principal ganho para a industria no reúso de água não é apenas financeiro, mas sim na redução da exposição ao risco de falta de água. "Existem indices muito altos de reuso em setores importantes como no siderurgia e no de papel e celulose", revela Percy. "Esses setores vem aproveitando seus proprios efluentes, agua que sai de processos industriais, como fonte de agua para voltar para o processo", explica. "O nosso grande desafio ainda reside em como usar como fonte de água o esgoto tratado da cidade, é um volume muito grande, geralmente destinado aos rios."

Ele ressaltou que, além do reúso da água, a indústria pode contribuir também com a fabricação de produtos mais econômicos e que ajudem ao cidadão a poupar mais água. "Eu posso ter uma máquina de lavar dentro de casa que ajuda a pessoa a usar menos água, ou um detergente cada vez mais concentrado que use menos água na sua confecção", exemplifica. 

Ouça a íntegra da entrevista no player abaixo:

Revista Brasil vai ao ar de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional de Brasília. É transmitida de segunda a sexta-feira, às 8h, na Rádio Nacional da Amazônia e na Rádio Nacional do Rio de Janeiro. E também, de segunda a sexta-feira, às 6h, na Rádio Nacional do Alto Solimões.

 

 

  

Criado em 21/03/2018 - 13:42

Mais do programa