O professor de Direito Internacional da Universidade Presbiteriana Mackenzie Clayton Vinícius Pegoraro de Araújo fala sobre a investigação do assassinato de Raynéia Gabrielle Lima, ocorrido na Nicarágua, na segunda-feira (23), ao programa Revista Brasil.
Ouça a entrevista no player abaixo:
De acordo com ele, o Brasil pouco pode influenciar na investigação porque trata-se de uma questão de soberania nacional.
Ele lembrou que o embaixador brasileiro na Nicarágua foi chamado para dar explicações sobre o ocorrido. Segundo Clayton, esse ato é uma indicação de que o Brasil está atento e exige esclarecimentos.
O professor apontou que, do ponto de vista internacional, ele não vê o governo da Nicarágua como responsável pela morte da brasileira.
Saiba mais
Estudante brasileira é assassinada a tiros na Nicarágua
Brasil manifesta indignação por assassinato de estudante na Nicarágua
Após morte de estudante, Brasil chama de volta embaixador em Manágua
Clayton afirma que o governo brasileiro tem a obrigação de manter um censo de brasileiros que moram no exterior - em países com boas relações diplomáticas - e dar suporte para que se retirem em momentos de emergência.
O Revista Brasil vai ao ar de segunda-feira a sábado, às 8h, na Rádio Nacional de Brasília. É transmitido de segunda a sexta-feira, às 8h, na Rádio Nacional da Amazônia e na Rádio Nacional do Rio de Janeiro. E também de segunda a sexta-feira, às 6h, na Rádio Nacional do Alto Solimões.