Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Médico frisa importância da vacinação contra a poliomielite

Diminuição das campanhas, desinformação e crescimento de grupos antivacinas estão entre as causas da diminuição de vacinação contra a doença

Revista Brasil

No AR em 04/07/2018 - 11:17

Quarenta e quatro cidades de São Paulo têm baixa procura pela vacina contra a poliomielite, apesar do governo ter recomendado que ela seja aplicada em crianças antes da campanha marcada para agosto.

Segundo o infectologista Alberto Chebabo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), muitos pais não se preocupam com esta e outras doenças infantis, devido à desinformação, ou porque consideram que foram erradicadas.

"Na realidade, a gente tem uma baixa cobertura vacinal para a maior parte das vacinas disponíveis. Há uma diminuição na procura da população pelas vacinas de um modo geral. As que preocupam são a gripe, a pólio, sarampo e difiteria, que são doenças que podem voltar devido à baixa cobertura vacinal", explica o especialista.


De acordo com o infectologista, a diminuição da procura pelas vacinas se deve a vários fatores, como diminuição das campanhas, desinformação das pessoas, várias mães e pais que não viram essas doenças porque elas já haviam sido erradicadas e por isso não dão a importância necessária ao combate dessas doenças, além disso existem alguns movimentos antivacinas, que estão crescendo no mundo inteiro, e que não levam em conta que as doenças são muito mais graves do que qualquer efeito adverso. 

Ele afirma também que os médicos – especialmente pediatras – devem insistir com os pais sobre a importância de todas as vacinas. 

Ouça a entrevista na íntegra no player abaixo:



Revista Brasil vai ao ar de segunda-feira a sábado, às 8h, na Rádio Nacional de Brasília. É transmitida de segunda a sexta-feira, às 8h, na Rádio Nacional da Amazônia e na Rádio Nacional do Rio de Janeiro. E também de segunda a sexta-feira, às 6h, na Rádio Nacional do Alto Solimões.

 

Criado em 04/07/2018 - 11:20

Mais do programa