Nesta quarta-feira (13), um massacre em Suzano (SP) chocou o Brasil. Luiz Henrique de Castro, 25, e Guilherme Taucci Monteiro, 17, entraram na Escola Estadual Raul Brasil e fizeram disparos contra alunos e professores. Mas o que pode ter levado os jovens a cometerem o crime? Para falar sobre o assunto, o Revista Brasil entrevistou o doutor em direito penal e professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie Edson Knippel.
Ouça no player abaixo:
Segundo o professor, seria um erro apontar uma única causa para o crime.
“As investigações estão em curso, a gente pode pensar em algumas coisas, por exemplo, foi levantado pela imprensa uma hipótese de bullying que eles teriam sofrido, e aí envolve também uma questão escolar, e algumas questões que são levantadas também em relação a alguns portais no submundo da internet, que acabam tendo discurso de ódio, que acabam tendo discurso também no sentido de misoginia e desrespeito aos direitos humanos”, ressaltou.
Para Edson, é importante que passe a se fazer um controle maior de conteúdos na internet para que se possa prevenir massacres como o de Suzano. Além disso, o professor disse que o atentado faz com que as pessoas relembrem de outros casos, como o de Realengo.
“As situações são sempre muito parecidas. Homens, jovens, sem um papel social muito definido, a internet aparecendo em algumas circunstâncias, então isso redunda numa análise mais global para verificar que o modus operandi parece ser o mesmo”, completou.
O Revista Brasil vai ao ar de segunda-feira a sábado, às 8h, na Rádio Nacional de Brasília. É transmitido de segunda a sexta-feira, às 8h, na Rádio Nacional da Amazônia e na Rádio Nacional do Rio de Janeiro. E também de segunda a sexta-feira, às 6h, na Rádio Nacional do Alto Solimões.