Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Novos aposentados terão bloqueio de 90 dias para consignados

De acordo com especialista, a medida do INSS visa proteger os beneficiários do superendividamento, além de coibir o assedio dos bancos

Revista Brasil

No AR em 28/03/2019 - 11:37

A partir do dia 31 de março, novos aposentados e pensionistas do INSS terão que esperar 90 dias para contrair empréstimo consignado, com desconto direto na aposentadoria. Além disso, os bancos e instituições financeiras não poderão fazer contato com os novos beneficiários para oferecer crédito, durante os primeiros 180 dias, após a concessão do benefício.

Para o advogado, especialista em Direito do Consumidor e eleitoral, Arthur Rollo, é lamentável que o INSS tenha que ter tomado essa iniciativa, já que os bancos estavam assediando de forma incisiva os consumidores e até mesmo cometendo fraudes. “Essa iniciativa do INSS é para proteger os aposentados e os pensionistas, que recebiam dos bancos, muitas vezes a notícia do deferimento da sua aposentadoria, e já eram induzidos a contrair um empréstimo, o que muitas vezes resultava no seu endividamento”, ressalta.

Arthur lembra ainda que é sempre muito importante ter cautela ao contrair empréstimos, e que esta não é a melhor alternativa. “Ainda que o empréstimo consignado seja um empréstimo a juros menores, os juros brasileiros, em qualquer modalidade de empréstimo, são os mais altos do mundo. O spread bancário no Brasil é o mais alto do mundo”, completa.     

Criado em 28/03/2019 - 12:03

Mais do programa