Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Saída do Brasil da OMC para entrar na OCDE pode não ser vantajoso

Segundo especialista, país está cedendo muito aos EUA e não tem nada de concreto em troca

Revista Brasil

No AR em 20/03/2019 - 10:58

Em visita ao presidente norte-americano, Donald Trump, o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, anunciou que o país vai abrir mão do tratamento diferenciado que os países em desenvolvimento recebem da Organização Mundial do Comércio (OMC) para ter o apoio dos Estados Unidos na adesão do Brasil à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) – grupo que contempla países ricos.

Em entrevista ao programa Revista Brasil, o cientista político e economista Newton Marques explicou que o ideal e mais vantajoso seria que o Brasil mantivesse o tratamento diferenciado que tem na OMC e ingressasse na OCDE.

Ouça a entrevista no player abaixo:


"Se o Brasil conseguisse manter o tratamento diferenciado na OMC e ingressasse na OCDE, eu acho que seria muito mais vantajoso", afirmou.

 

Segundo o especialista, esse tratamento diferenciado permite que países em desenvolvimento possam ter um programa de subsídios.

Ele acrescentou que ainda não é possível competir de igual para igual com os países desenvolvidos.

Ainda de acordo com o professor, o ingresso do Brasil na OCDE vai tornar a relação com os BRICS complicada.

 

“Eu tenho minhas dúvidas se isso daí vai ser bom para a nossa industrialização, se nós estamos, justamente lutando com a reprimarização dos produtos de exportação, que é justamente o Brasil não estar exportando valor agregado e sim produtos primários, isso daí fica mais difícil ainda. Será que nós vamos continuar exportando produtos primários para a OCDE?, declarou.

 

Revista Brasil vai ao ar de segunda-feira a sábado, às 8h, na Rádio Nacional de Brasília. É transmitido de segunda a sexta-feira, às 8h, na Rádio Nacional da Amazônia e na Rádio Nacional do Rio de Janeiro. E também de segunda a sexta-feira, às 6h, na Rádio Nacional do Alto Solimões.

Criado em 20/03/2019 - 11:05

Mais do programa