Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Tião Areia conta como foi a criação de São Sebastião

Próximo ao aniversário de Brasília, o pioneiro fala um pouco mais da história da cidade que faz parte do Distrito Federal

Revista Brasil

No AR em 19/04/2019 - 11:12

Neste domingo (21), Brasília comemora seus 59 anos. Para contar um pouco mais da história da capital do Brasil, o programa Revista Brasil entrevistou o mineiro Sebastião de Azevedo Rodrigues, 75 anos, mais conhecido como Tião Areia, fundador de São Sebastião.

Ouça no player acima.

Em clima descontraído, Tião contou um pouco mais sobre o local, que se chamava Fazenda Papuda, e que com a ajuda de pioneiros se transformou em cidade. Ele relatou que o nome da cidade foi uma escolha do povo.

 

“Para escolher esse nome, tirou do dicionário 21 nomes. Para poder escolher, foi um dia todo de votação, eram 93 pessoas. (...) Até que ficou ‘Sombra da Serra’ por conta de que aqui é um vale e ‘Eucaliptal’, já que aqui era cercado de eucalípto. Na hora que foi para votar os dois nomes apareceu uma carta, (...) falando, sugerindo um nome de agrovila. E São Sebastião porque achava que ficava bom homenagear a pessoa que mais lutava doando lote pras pessoas, ajudando a fazer muitas outras coisas, (...) o Tião Areia”, afirmou.

 

Sebastião explicou ainda o porquê do codinome. Como existiam muitos Sebastiões trabalhando, cada um recebia um apelido, e como Tião tirava areia do Córrego Taboquinha, ele se tornou o “Tião Areia”.

Assista ao programa na íntegra no player abaixo:

Revista Brasil vai ao ar de segunda-feira a sábado, às 8h, na Rádio Nacional de Brasília. É transmitido de segunda a sexta-feira, às 8h, na Rádio Nacional da Amazônia e na Rádio Nacional do Rio de Janeiro. E também de segunda a sexta-feira, às 6h, na Rádio Nacional do Alto Solimões.  

 

Criado em 19/04/2019 - 11:25

Mais do programa