A barragem Sul Superior da mina Gongo Soco, em Barão de Cocais, região Metropolitana de Belo Horizonte, corre o risco de romper até o fim deste mês. Por este motivo, o Ministério Público de Minas Gerais expediu uma recomendação para que a Vale informe à população sobre os reais riscos referentes de uma ruptura na barragem. Para falar sobre o assunto, o Revista Brasil entrevistou o deputado Federal, José Silva Soares (Solidariedade/MG), presidente da Comissão Externa Desastre de Brumadinho da Câmara dos Deputados.
Ouça no player abaixo:
Para o deputado, este é um fato muito triste, já que, na avaliação da Comissão da Câmara que acompanhou a apuração do acidente em Brumadinho (MG), a mineração do Brasil está em colapso.
“É muito triste a gente saber que por irresponsabilidade do governo brasileiro, o Governo Federal, especialmente o próprio Congresso Nacional, não preparou o Brasil com a Lei que pudesse garantir o desenvolvimento da mineração. A mineração é um patrimônio da nação, é uma riqueza de todo povo brasileiro, mas ao mesmo tempo que ela é uma riqueza ela virou arma contra a vida, já que foram quase 300 pessoas que perderam suas próprias vidas em Brumadinho, e também a destruição ambiental”, ressaltou.
Ainda de acordo com o deputado, esta é uma tragédia anunciada, mas se espera a mobilização de todos para evitar que “vidas sejam ceifadas”, completou.
O Revista Brasil vai ao ar de segunda-feira a sábado, às 8h, na Rádio Nacional de Brasília. É transmitido de segunda a sexta-feira, às 8h, na Rádio Nacional da Amazônia e na Rádio Nacional do Rio de Janeiro. E também de segunda a sexta-feira, às 6h, na Rádio Nacional do Alto Solimões.