Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Amapá comemora 76 anos de criação e quer incentivar o turismo, diz secretária

Território foi elevado à categoria de estado apenas a partir da Constituição de 1988

Revista Brasil

No AR em 16/09/2019 - 10:24

O território do Amapá foi criado pelo presidente Getúlio Vargas no dia 13 de setembro de 1943, em uma área que pertencia ao Pará. Os primeiros habitantes eram indígenas das etnias “waiãpi”, “palikur”, “maracá-cunani” e “tucuju”. Foi só a partir da Constituição de 1988 que o território foi elevado à categoria de estado.

Com uma população estimada de 845 mil pessoas neste ano, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a economia gira em torno da agricultura, pecuária, mineração, indústria e serviços.

No Revista Brasil, o âncora da Rádio Nacional da Amazônia, Miguelzinho Martins, entrevistou a secretária de Estado do Turismo do Amapá, Rosa Abdon. Ela comentou sobre a manifestação cultural mais forte no estado, o marabaixo, que recebeu, em 2018, o título de Patrimônio Cultural do Brasil, concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Rosa destacou, também, as ações para atrair os visitantes  e falou das belezas naturais e da culinária típica. "Nosso peixe não tem igual no país," orgulha-se. 

Ouça a entrevista completa:

 

Tags:  Amapá

Criado em 16/09/2019 - 10:42

Mais do programa