Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pesquisador comenta descoberta de doença similar à leishmaniose

Revista Brasil recebe o médico Roque Pacheco de Almeida, um dos responsáveis pela pesquisa desenvolvida no Brasil

Revista Brasil

No AR em 04/10/2019 - 14:29

O Revista Brasil desta sexta-feira (4) recebeu o médico Roque Pacheco de Almeida, professor do Departamento de Medicina da Universidade Federal de Sergipe, pesquisador e médico do Hospital Universitário/EBSERH de Aracaju, um dos responsáaveis pela descoberta de uma doença similar à leishmaniose e pelo mapeamento do parasita.

Confira a entrevista no player abaixo:


Roque contou que, há nove anos, um paciente não respondia ao tratamento. Os pesquisadores resolveram investigar e descobriram que não era leishmaniose e sim outra espécie de parasita.

Segundo ele, os sintomas da nova doença são semelhantes ao calazar (nome popular da leishmaniose visceral), mas os pacientes infectados podem não responder ao tratamento.

Ainda de acordo com o médico, nem todos os pacientes infectados tiveram complicações graves e a descoberta não deve ser tratada como motivo causador de pânico. Os estudos seguem e os pesquisadores esperam descrever o novo parasita e nomear a doença nos próximos meses.

 

Saiba mais

Doença similar à leishmaniose, porém mais grave, é descoberta no país

 

Revista Brasil vai ao ar de segunda-feira a sábado, às 8h, na Rádio Nacional de Brasília. É transmitido de segunda a sexta-feira, às 8h, na Rádio Nacional da Amazônia e na Rádio Nacional do Rio de Janeiro.

Criado em 04/10/2019 - 15:20

Mais do programa