Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Censo 2020 é o principal desafio do IBGE

O trabalho de campo está previsto para começar em agosto.

Revista Brasil

No AR em 25/12/2019 - 10:34

O Censo da população brasileira é realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a cada dez anos e exige um planejamento minucioso, já que a operação de campo é bastante complexa. Em 2020,  o trabalho vai mobilizar 180 mil recenseadores, 25 mil supervisores e outros 10 mil agentes. A estimativa é que o Brasil tenha cerca de 212 milhões de habitantes residindo em 71 milhões de domicílios.

Os dados recolhidos pelo IBGE servem para subsidiar a implementação e o aprimoramento de políticas públicas. 

"O Censo também serve para calibrar o cálculo da participação dos estados e dos municípios nas repartições financeiras do Fundo de Participação dos Municípios. Então, além de todas as suas funções de contagem, ele tem essa implicação importante na política pública brasileira", explica o diretor de pesquisas, Eduardo Rios Neto, que é professor titular aposentado em demografia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e membro da Academia Brasileira de Ciências.

Em entrevista ao programa Revista Brasil, o diretor também falou sobre a modernização do instituto, os registros administrativos e as pesquisas domiciliares. Clique eouça a entrevista completa:

 

Criado em 25/12/2019 - 12:39

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Mais do programa