Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Tire aqui suas dúvidas sobre as novas regras para aposentadoria

Ouça a entrevista com o consultor André Luiz Moro Bittencourt

Revista Brasil

No AR em 09/01/2020 - 16:13

O texto da Reforma da Previdência já foi publicado e a nova lei institui idade mínima para aposentadoria de 62 anos para mulheres e 65 anos para homens, tanto na iniciativa privada como no serviço público federal, além do tempo mínimo de contribuição de 20 anos para homens e 15 para mulheres. Em entrevista ao Revista Brasil, o consultor e professor do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário, André Luiz Moro Bittencourt, detalhou as novas regras e como será feita a transição.

Ele também falou sobre a documentação necessária para entrar com o pedido de aposentadoria e a importância de manter o cadastro sempre atualizado junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

"No Brasil, quem exerce uma atividade remunerada, seja como autônomo ou em uma empresa, obrigatoriamente tem que fazer a sua contribuição previdenciária. Infelizmente não há, muitas vezes, uma educação das pessoas para que elas paguem as suas contribuições. É isso que vai garantir a subsistência no futuro.", diz André. Confira mais no player:

 

Criado em 09/01/2020 - 17:01

Mais do programa