A ONG Visão Mundial montou uma unidade de saúde para ir até as comunidades ribeirinhas e atender a população mais vulnerável, em áreas de difícil acesso. No barco hospital serão oferecidos atendimentos de urgência e emergência de saúde e odontológicos.
A primeira viagem, que irá atender 6 comunidades do Lago do Sacambu, acontece até esté sábado, dia 11 de julho. Mais duas viagens estão programadas até setembro.
Quem conta mais sobre esta ação é a gerente de operações de emergência da Visão Mundial, Andrea Freire. Segundo ela, agora durante a pandemia este trabalho se torna ainda mais necessário. "O custo de operação do barco é muito alto, o que torna um trabalho difícil de desenvolver; mas, ainda assim, super necessário", aponta Andrea, ao mencionar que há comunidades que chegam a ficar 12h da cidade.
Ao longo da semana, eles desenvolveram atividades de prevenção à Covid-19, de distribuição de cestas básicas e até de itens de subsistência. Diante do aumento nos números de violência contra a criança e o adolescente, a ONG também preparou diversos materiais para orientação das famílias.
Desde 2009, cerca de 6 mil pessoas, por ano, já foram atendidas, em aproximadamente 80 comunidades ribeirinhas do Amazonas. Pelo site http://doe.vc/amazonvida as pessoas podem doar e conhecer mais o projeto.
Acompanhe a entrevista completa no player acima.
O Revista Brasil vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 8h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio, e às 6h (horário local) pela Rádio Nacional do Alto Solimões. Aos sábados, o programa vai ao ar às 8h pela rádio Nacional AM Brasília.