Com a abertura do comércio e restaurantes é comum encontrar crianças sem máscaras e responsáveis utilizando o item de segurança para se proteger do coronavírus. Para falar sobre o assunto, o Revista Brasil conversou com Márcia Guimarães, pediatra e membro do Conselho Científico do Departamento de Pediatria do Desenvolvimento da Sociedade Brasileira de Pediatria.
Ouça a entrevista no player abaixo:
Segundo ela, a máscara é um excelente meio de proteção contra o coronavírus, mas ao mesmo tempo pode ser uma fonte de disseminação do vírus se usada incorretamente.
A Sociedade Brasileira de Pediatria contra indica o uso da máscara para menores de 2 anos. As crianças de 2 a 6 anos devem ser analisadas individualmente.
Segundo a pediatra, algumas crianças vão obedecer o protocolo de não tirar a máscara, passar álcool em gel nas mãos, e outras crianças talvez não cumpram.
As familias têm que se conscientizar e não levar as crianças para os estabelecimentos comerciais.
"Existe o grupo de risco, porém isso não quer dizer que os jovens sem comorbidades e as crianças estão blindadas", destaca.
O Revista Brasil vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 8h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio, e às 6h (horário local) pela Rádio Nacional do Alto Solimões. Aos sábados, o programa vai ao ar às 8h pela rádio Nacional AM Brasília.