Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Abuso sexual de crianças e adolescentes é tema do Revista Brasil

Segundo especialista cerca de 6 abortos no Brasil acontecem, por dia, entre meninas de 10 a 14 anos, vítimas de estupro

Revista Brasil

No AR em 21/08/2020 - 09:35

O Revista Brasil desta sexta-feira (21) trata sobre abuso sexual de crianças e adolescentes. Sobre esse tema, os cuidados que os responsáveis devem ter para evitar o abuso sexual infantil e como identificar possíveis vítimas desses crimes foi entrevistado José Carlos Sturza, coordenador de Desenvolvimento Programático da Aldeias Infantis e ex-conselheiro tutelar, em Porto Alegre.

Segundo ele, o Brasil é o país com maior subnotficação do mundo, cerca de 7,5% dos casos de abuso sexual de menores. Ele também afirma que ocorrem 4 situações de abusos, por hora, no país. 

A ocorrência do abuso em individuos do sexo feminino é mais observada enquanto são crianças e adolescentes. Outro dado relevante, apresentado pelo especialista, é que ocorrem 6 abortos, por dia, entre meninas de 10 a 14 anos, vítimas de estupro.

José Carlos observa que a maior parte dos violadores estão dentro da família, ou seja, são pessoas próximas como pai, padrasto, tio, ou avô.

A primeira questão é romper essa lógica de que na minha familia isso não acontece, destaca.

Sobre as precauções e observações, ele diz que os familiares devem, primeiramente, acreditar na vítima, buscar apoio e proteger a criança, para depois buscar responsabilização.

Ainda, segundo Sturza, é possível trabalhar o cuidado com o corpo de forma tranquila, dentro de cada fase de desenvolvimento da criança.

Ouça no player abaixo:

Revista Brasil vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 8h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio, e às 6h (horário local) pela Rádio Nacional do Alto Solimões. Aos sábados, o programa vai ao ar às 8h pela rádio Nacional AM Brasília.

Criado em 21/08/2020 - 10:39

Mais do programa