Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Especialista comenta anúncio da China sobre contaminação em carne de ave congelada

Ouça entrevista com Francisco Turra, presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal

Revista Brasil

No AR em 14/08/2020 - 10:06

A China anunciou a detecção do novo coronavírus em asas de frango congeladas, importadas do Brasil. Qual a importância no aspecto alimentar e econômico, e o impacto desse anúncio?

Para comentar sobre essa suspeita foi entrevistado Francisco Turra, presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal.

Segundo ele e a Organização Mundial da Saúde (OMS), a informação é inconsistente. Não foi explicado se foi na embalagem, ou no produto, que foi localizado um traço de Covid-19. 

Francisco explica que a posição técnico-científica e também da OMS é que o vírus não se multiplica na carne congelada e resfriada. Todos as análises feitas na saída do produto do Brasil e na chegada ao porto chinês não identificaram nada, e o anúncio foi feito por uma pequena província, após 45 dias. 

Turra destaca que foi uma notícia negativa que repercutiu pelo mundo todo.

mas a defesa nossa [do Brasil] é que ciência é científica, então, o Brasil está fundamentado em caso de represálias  e prejuízos, afirma

 

Ele ressalta que, desde o dia 12 de março, foi enviado um protocolo com todas as orientações da OMS, MS, Anvisa para proteger os colaboradores do setor e desde essa data estão sendo adotadas medidas mais efetivas. 

O Brasil é o principal exportador mundial de carne de aves do mundo.

Ouça no player abaixo:


Revista Brasil vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 8h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio, e às 6h (horário local) pela Rádio Nacional do Alto Solimões. Aos sábados, o programa vai ao ar às 8h pela rádio Nacional AM Brasília.

Criado em 14/08/2020 - 10:56

Mais do programa