O Revista Brasil desta segunda-feira (24) trouxe como tema os golpes aplicados aos consumidores que utilizam o serviço de delivery e Juliana Moya, relações Institucionais da Proteste, apresenta algumas dicas de como realizar pedidos on-line de forma segura.
Nesse período de pandemia o serviço de entrega aumentou e com isso cresceu também o número de denúncias sobre esse tipo de golpe, que acontece na hora da entrega do produto.
A especialista explica que os fraudadores utilizam máquinas de cobrança adulteradas, e uma das formas de identificar é quando há partes danificadas do equipamento. Segundo Juliana, os golpes geram prejuízos nos valores entre R$5mil e R$10mil.
Para reclamar, em caso de cartão de crédito, é possível solicitar o estorno do valor. "As operadoras de aplicativos têm responsabilidade solidária", afirma. Então o consumidor deve fazer um boletim de ocorrência e notificar a administradora do aplicativo.
E uma forma de prevenção é escolher pagar diretamente no aplicativo, e no caso de pagamento na entrega, observar as condições da máquina de cartão.
Ouça no player abaixo:
O Revista Brasil vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 8h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio, e às 6h (horário local) pela Rádio Nacional do Alto Solimões. Aos sábados, o programa vai ao ar às 8h pela rádio Nacional AM Brasília.