Neste domingo (12), o cortejo do Cordão do Galo vai desfilar pelas ruas da cidade de Cachoeira do Arari, na Ilha de Marajó (PA). Em sua 17ª edição, o projeto é promovido pelo Instituto Arraial do Pavulagem, e ocorre simultaneamente à Festividade do Glorioso São Sebastião - Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.
Cerca de 200 crianças e adolescentes participam das atividades, juntamente com as famílias da comunidade. Desde o último dia 6, são realizadas diversas oficinas culturais e formativas, incluindo canto, dança, artesanato, economia criativa e sustentabilidade.
No domingo, a concentração para saída do cortejo acontece na frente do Museu do Marajó. Após a chegada na Praça da Paróquia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, haverá apresentação do coral das crianças do projeto, da Orquestra João Viana e dos músicos do Arraial do Pavulagem, com participações especiais.
Nesta edição do programa Mosaico, da Rádio Nacional da Amazônia, o músico Junior Soares - um dos criadores do Arraial do Pavulagem e do projeto Cordão do Galo – explica como o Cordão do Galo vêm promovendo a transformação social através da cultura popular.