Estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra a relação entre as desigualdades socioespaciais e o acesso às oportunidades nas cidades brasileiras.
Para falar sobre este estudo, o Revista Brasil conversou com Rafael Pereira, técnico de planejamento e pesquisa na Diretoria de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais do Ipea.
Segundo ele, as cidades acima de 500 mil habitantes são territoriamente muito extensas e foi identificado que as pessoas mais pobres tendem a morar em lugares mais afastados e longe dos centros urbanos, onde concentram, na grande maioria, as oportunidades de emprego. As pessoas têm dificuldade maior ao acesso às oportunidades.
Essa pesquisa começou em 2019 e tem o objetivo de gerar resultados e estimativas. A ideia é deixá-la disponível, para que os governos locais usem os resultados, como referência na melhoria das políticas de desenvolvimento urbano das cidades.
Ouça entrevista completa no player abaixo:
O Revista Brasil vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 8h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio, e às 6h (horário local) pela Rádio Nacional do Alto Solimões. Aos sábados, o programa vai ao ar às 8h pela rádio Nacional AM Brasília.