Conheça as tentativas de fraudes e golpes financeiros, mais comuns na quarentena, e saiba como evitá-los. Quem esclarece sobre phishing é Walter de Faria, diretor adjunto de operações da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
Ele explica que phishing é quando a pessoa recebe e-mail falsos de bancos, solicitando dados pessoal. Com essas ações, o fraudador consegue pescar dados e movimentar a conta da vítima.
O especialista faz um alerta para que as pessoas sempre vejam a página da internet que recebem e não clicar em links desconhecidos. Ele também destaca que é importante sempre manter o equipamento com antivírus atualizado.
Segundo o especialista, os bancos não mandam e-mail, eles fazem as atualizações necessárias de forma automática ou remota.
Existe ainda a fraude do falso funcionário, mas Walter ressalta que banco não solicita informações por telefone.
Ouça no player abaixo:
Em caso de desconfiança de uma ligação, ele sugere que desligue e ligue novamente para a sua própria central de relacionamento.
O Revista Brasil vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 8h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio, e às 6h (horário local) pela Rádio Nacional do Alto Solimões. Aos sábados, o programa vai ao ar às 8h pela rádio Nacional AM Brasília.