O Revista Brasil desta terça-feira (22) trata sobre um estudo que conclui que 54% dos alunos do ensino superior nunca tiveram contato com aulas on-line, antes da quarentena. Sobre esta realidade foi entrevistada Marili Moreira da Silva, líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Currículo e Sociedade (GEICS), da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Segundo ela, é um dado preocupante e mostra que, efetivamente, as aulas onlines não tem acontecido na pandemia.
Marili explica que os alunos e os professores pesquisados não sabem utilizar as ferramentas de educação a distância, o que tem dificultado muito. A pesquisa focou no aluno, mas com esses dados é possivel ter informações relacionados ao professores, garante a entrevistada.
Marili comenta que os professores estão preocupados com o processo de aprendizagem dos alunos, utilizam as plataformas diversas para ensinar, mas não têm formação e estrutura. Segundo ela, a tendência no retorno das aulas presenciais é a volta com mais hibridismo, o que vai demandar capacitação dos professores.
Ouça a entrevista no player abaixo:
O Revista Brasil vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 8h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio, e às 6h (horário local) pela Rádio Nacional do Alto Solimões. Aos sábados, o programa vai ao ar às 8h pela rádio Nacional AM Brasília.