O Revista Brasil desta terça-feira (13) falou sobre a campanha Outubro Rosa. Devido o isolamento imposto pela pandemia de covid-19, houve queda de 75% nos atendimentos para rastreio do câncer de mama.
Quem comenta sobre o tema é a especialista em Direito Médico, Mérces da Silva Nunes. Segundo ela, existe falta de vontade política para garantir o atendimento à população e garantir a campanha. "A Saúde é um dever do estado", afirma Mérces.
As pessoas não querem procurar uma unidade de saúde por conta do rísco de contaminação, diz ela, e afirma ainda que os hospitais precisam prover todas as cautelas para que os pacientes possam utilizar o serviço sem risco de contaminação por covid-19.
Segundo Mérces, as mulheres precisam também fazer os exames preventivamente, o que custaria muito menos para a saúde pública, caso o câncer seja identificado e tratado o quanto antes. Ela também complementa que o auto exame é um ato continuo e é necessário investigar caso algum problema seja identificado.
Ouça no player abaixo:
O Revista Brasil vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 8h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio, e às 6h (horário local) pela Rádio Nacional do Alto Solimões. Aos sábados, o programa vai ao ar às 8h pela rádio Nacional AM Brasília.