Para garantir a realização dos sonhos das crianças neste Natal, a campanha Papai Noel dos Correios também precisou se reinventar em função da pandemia da covid-19. A estatal fez algumas adaptações, especialmente na forma de envio das cartinhas e na adoção dos pedidos pelos padrinhos, que será totalmente online, por meio do Blog do Papai Noel dos Correios. Podem participar crianças de até 10 anos de idade em situação de vulnerabilidade social.
Contando com o espírito de solidariedade do brasileiro, a expectativa é chegar a 300 mil cartinhas atendidas em todo o país, segundo o superintendente dos Correios em Brasília, Luiz Fernando Castilho Lavoyer. Em campanhas passadas, os Correios chegaram a arrecadar mais de um milhão de presentes. “Aqui em Brasília, no ano passado, tivemos 20 mil cartas adotadas pelos padrinhos. Este ano, a gente acredita que não vai chegar a esse número, mas estamos trabalhando com cerca de 10 mil cartas a serem adotadas no Distrito Federal", afirma.
Em algumas cidades, os Correios ampliaram o número de agências responsáveis pela arrecadação dos presentes e adotou um protocolo de medidas de segurança sanitária.
Entre os pedidos mais frequentes estão bonecas, bolas de futebol, bicicletas e livros, mas Lavoyer destaca que todos os anos chegam cartinhas que emocionam as equipes dos Correios, como a de uma criança que queria ganhar uma cadeira de rodas especial e foi atendida por um grupo de médicos de Brasília.