Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pandemia provoca onda de sofrimento psicológico, diz psiquiatra

Ouça a entrevista com o psiquiatra, psicanalista e professor de psiquiatria do Centro Universitário São Camilo, Alfredo Simonetti.

Revista Brasil

No AR em 14/12/2020 - 09:28

A pandemia da covid-19 tem gerado uma onda de sofrimento psicológico, com aumento dos casos de ansiedade, depressão e estresse pós-traumático. "Não há como não sofrer nesse momento. Por um lado, temos o medo da doença. Temos que lidar com a angústia da perda das pessoas que morreram e das que estão doentes e temos que lidar também com esse isolamento e distanciamento social", explica o psiquiatra, psicanalista e professor de psiquiatria do Centro Universitário São Camilo, Alfredo Simonetti.

Idosos e crianças foram bastante afetados nesses meses de isolamento. "Os idosos foram os primeiros a serem isolados e isso provocou um sofrimento psíquico muito grande, porque tirou deles uma das poucas coisas que o idoso têm, que é o contato familiar." As crianças ficaram mais agitadas ao passarem muito tempo dentro de casa e isso acabou deixando os pais mais ansiosos, sobrecarregados e estressados.

Os casais também estão passando por uma hiperconvivência, o que gera uma série de atritos e está provocando o aumento no número de divórcios. "Tem duas coisas que as pessoas suportam pouco: muito isolamento e muita proximidade", explica Simonetti. A falta de privacidade e a alteração da rotina do casal transforma situações e comportamentos anteriormente toleráveis em algo intolerável, prejudicando a convivência. "A pandemia é o grande teste dos casamentos."

Existem alguns "pontos de alarme, ou seja, sintomas aos quais devemos ficar atentos e, caso se agravem, necessitam de ajuda médica: a irritação e a ansiedade. "Se mantidas cronicamente, a irritação e a ansiedade apontam para uma depressão", alerta o psiquiatra.

Embora estejamos passando por um ano extremamente difícil, Simonetti disse que é importante tentar buscar um estilo de vida mais saudável, mesmo em meio ao estresse, e recomenda procurar tratamento, se preciso, o que ainda pode ser feito por meio da Rede de Atendimento Psicológico Gratuito. 

 

 

 

 

 

 

 

Criado em 14/12/2020 - 11:14

Mais do programa