Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Obesidade: Pesquisadores da UFRJ descobrem mecanismo que ativa a gordura marrom

A chamada "gordura marrom" é um tecido adiposo especializado em queimar gordura e gerar calor e pode ser um forte aliado no combate à obesidade.

Revista Brasil

No AR em 12/12/2020 - 08:54

Dieta desequilibrada e falta de atividade física são alguns dos fatores que contribuem para o aumento mundial dos casos de obesidade, doença de difícil controle e que exige uma mudança de hábitos. Pesquisadores do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IbqM/UFRJ), e da Universidade da Califórnia (Ucla) descobriram um mecanismo que ativa a chamada "gordura marrom", tecido especializado em queimar gordura e gerar calor, e pode ser um forte aliado no combate ao excesso de peso.

"Esse tecido tem uma particularidade muito interessante. Existem determinados sinais que o nosso corpo libera e, ao ativar essa gordura marrom, ela queima não só as gorduras internas dela, mas as gorduras que vêm de outros lugares, inclusive da gordura branca. E, ao queimar essa gordura, ela libera calor. Essa, inclusive, é uma das maneiras pelas quais o nosso corpo consegue manter a nossa temperatura estável, independente da temperatura do ambiente. Esse trabalho aponta um novo mecanismo que consegue ativar a queima desse tecido adiposo sem que seja necessária a ativação hormonal. Esse foi o grande achado desse trabalho," explica o professor do IbqM/UFRJ e um dos pesquisadores responsáveis pelo estudo, Marcus Oliveira.   

A pesquisa foi feita com camundongos, mas há total interesse dos pesquisadores em descobrir se esse mecanismo pode acontecer, de fato, em tecido adiposo humano. Nesta entrevista ao Revista Brasil, Oliveira explica detalhadamente como ocorre a ativação da gordura marrom e também destaca a importância de uma mudança de hábitos para o enfrentamento à obesidade.

"Procure um nutricionista, tenha controle da sua dieta, não exagere e faça exercícios físicos. A manutenção desses hábitos saudáveis certamente vai contribuir, e muito, para nós conseguirmos controlar a pandemia de obesidade que o planeta vive, além da pandemia da covid," destacou o pesquisador.

 

Criado em 12/12/2020 - 11:45

Mais do programa