Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Especialista comenta compartilhamento de dados entre WhatsApp e Facebook

Ouça Rafael Maciel, advogado e professor de direito digital

Revista Brasil

No AR em 18/01/2021 - 09:35

O Revista Brasil comenta sobre o anúncio de compartilhamento de dados entre WhatsApp e Facebook. O programa conversou com Rafael Maciel, advogado e professor de direito digital.

Confira a entrevista no player acima.

Conteúdo privado

O WhatsApp anunciou que fará a transferência de dados do aplicativo para o Facebook, do mesmo grupo empresarial. No entanto, o conteúdo da mídia social é privado e criptografado.

Rafael relembrou que ainda não foi feita uma auditória para confirmar a privacidade do aplicativo.

Com a nova política, a empresa pode, com base nas mensagens enviadas no aplicativo, oferecer publicidades relacionadas no Facebook. Também está sujeita a outro tipo de direcionamento, como de viés ideológico.

 

"Como eles não oferecem publicidade dentro do WhatsApp, passariam a oferecer no Facebook", afirmou.

Princípio da necessidade

O advogado afirmou que a empresa fere a Lei Geral de Proteção de Dados ao vincular uma aceitação dessa mudança sem dar algum tipo de flexibilidade. Isso fere o princípio da necessidade e o Código de Defesa do Consumidor, porque é uma cláusula abusiva.

 

"Ele [o aplicativo] não pode vincular o consentimento para fornecer determinados dados que não sejam necessários para a comunicação, que é o objetivo do WhatsApp", esclareceu.

Clonagem

Rafael reforçou que, na maioria das vezes, os golpes de clonagem são de responsabilidade do próprio usuário.

Ele afirmou que falta uma campanha para explicar recursos que evitariam essas fraudes.

Revista Brasil vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 8h, pelas rádios Nacional Brasília e Nacional Rio, e às 6h (horário local) pela Nacional Alto Solimões. Aos sábados, o programa vai ao ar às 8h pela rádio Nacional Brasília.

Criado em 18/01/2021 - 10:29

Mais do programa