Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Especialista fala sobre eleições para presidente do Senado e da Câmara

As eleições acontecem em fevereiro.

Revista Brasil

No AR em 27/01/2021 - 09:39

O Revista Brasil entrevistou o professor Márcio Coimbra, coordenador da pós-graduação em relações institucionais e governamentais da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília e cientista político. Ele falou sobre as eleições para a presidência da Câmara e do Senado, que vão acontecer em fevereiro.

A Constituição Federal de 88  prevê que a cada dois anos devem acontecer eleições para presidente da Câmara e presidente do Senado.

Rodrigo Maia, atual presidente da Câmara e Davi Alcolumbre, atual presidente do Senado, não podem concorrer as eleições deste ano. Uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) proibiu reeleição para a mesma legislatura.

Ele explica que  pode haver recondução ao cargo de  presidente de uma das casas do Congresso, no caso de legislaturas diferentes, por uma única vez. Na entrevista, também aborda que uma legislatura é o periodo de 4 anos dentro do mandato parlamentar.

Márcio lembra que o mandato de deputado federal é de quatro anos e o de senador, 8 anos. Ouça a entrevista no player acima.

 

Revista Brasil vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 8h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio, e às 6h (horário local) pela Rádio Nacional do Alto Solimões. Aos sábados, o programa vai ao ar às 8h pela rádio Nacional AM Brasília.

Criado em 27/01/2021 - 10:29

Mais do programa