Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Estudo mostra que cerca de 40% da água tratada é desperdiçada antes de chegar na torneira do brasileiro

A água potável perdida abasteceria 63 milhões de pessoas

Revista Brasil

No AR em 01/06/2021 - 12:02

Metade da água se perde antes de chegar nas torneiras dos brasileiros. Estudo do Instituto Trata Brasil avalia que o Brasil perde água potável que abasteceria 63 milhões de pessoas.

Sobre essa perda, o Revista Brasil conversou com Pedro Scazufca, pesquisador responsável pelo estudo.

Ele explica que pode dividir as perdas em dois grupos. A primeira se refere as perdas físicas, que é o vazamento de água no sistema de distribuição. Já a segunda, as perdas comerciais se referem ao consumo de água que as concessionárias não têm controle, geralmente ocorrem por fraudes e por problemas de medição inadequada.

Um estudo do instituto apontou, em 2019, uma perda muito elevada de água, em torno de 40%. Avaliando por estado, alguns têm acima de 60%, destaca Pedro.

Segundo ele, a administração da água pelas concessionárias são estabelecidas por editais metas para redução das perdas.

"Com esses novos projetos, há  a expectativa que as perdas sejam reduzidas ao longo do tempo, dado que é uma meta contratual a ser atendida".

Ouça a entrevista no player acima.

 

Revista Brasil vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 8h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio, e às 6h (horário local) pela Rádio Nacional do Alto Solimões. Aos sábados, o programa vai ao ar às 8h pela rádio Nacional AM Brasília.

Criado em 01/06/2021 - 12:45

Mais do programa