Quase 60% dos internautas sofreram algum tipo de fraude financeira nos útimos 12 meses, segundo pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e Serviço de Proteção ao Crédito, SPC Brasil.
Para entender como cerca de 17 milhões de brasileiros se tornaram vítimas de golpes praticados pela internet, o Revista Brasil entrevistou Everson Piovesan, advogado criminalista e especialista em direito do consumidor.
O isolamento social imposto pela pandemia provocou um aumento significativo das vendas pela internet. O especialista explica quais são os principais fatores que fazem o consumidor ficar mais vulneráveis.
"Com a pandemia, o comportamento do consumidor mudou. O que era feito de forma presencial passou a ser feito de forma digital, e com as compras não foram diferente. Isso explica o aumento no número de fraudes. Uma outra explicação também é a questão da oferta feita de forma tentadora, o consumidor não tem conhecimento, por ser algo novo essa relação digital, acaba sendo seduzindo e passando a cair no golpe."
Ao preencher o cadastro em sites de venda, ele relata que os consumidores não dão tanta importância aos seus dados que segundo ele, é um erro pois devem ser preservados.
Sobre o recebimento por e-mail de ofertas em forma de golpe, o especialista orienta a pessoa a criar um e-mail específico para compras on-line.
Ouça a entrevista no player acima.
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