A editora Fiocruz lança livro sobre trajetória e importância das vacinas ao longo da história. Sobre o assunto, o Revista Brasil conversou com Jorlan Fernandes, mestre e doutor em Medicina Tropical pelo Instituto Oswaldo Cruz da Fundação Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz).
Segundo ele, o livro teve o intuito de trazer uma pequena história e reforçar os pontos positivos da vacina e da vacinação ao longo da história. Na entrevista, explica que as vacinas têm um históricos de sucesso como a elimininação e erradicação de algumas doenças.
"As vacinas são umas das maiores contribuições de saúde pública, depois da água potável ela é o maior benefício a saúde que já foi registrado", afirma.
Hoje a resistência a vacinação e as fake news são uma das maiores ameaças de combate à covid-19.
Fernandes relata que a média mais rápida de produção e aprovação de vacina era de 4 a 6 anos. Ouça a entrevista no player acima.
O Revista Brasil vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 8h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio, e às 6h (horário local) pela Rádio Nacional do Alto Solimões. Aos sábados, o programa vai ao ar às 8h pela rádio Nacional AM Brasília.