Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Julho Amarelo alerta para os cuidados com o fígado

Especialista comenta que a maioria das hepatites é silenciosa

Revista Brasil

No AR em 14/07/2021 - 12:04

O hepatologista do Hospital Sírio-Libanês em Brasília, Dr. Adriano Morais, fala ao Revista Brasil sobre o Julho Amarelo ,mês de luta contra as hepatites virais, e como se prevenir delas.

Julho amarelo foi pensando pela Sociedade Brasileira de Hepatologia juntamente com o Instituto Brasileiro do Fígado - IBRAFIG, pela conscientização da importância do diagnóstico da hepatite.

"A maioria das hepatites é silenciosa, são sorrateiras e não trazem sintomas quase que nenhum, muitas vezes somente um cansaço", destaca.

A icterícia, olhos amarelos, barriga d’água, inchaço nas pernas e vômito com sangue são sinais em casos avançados da doença.

Ele sugere em consulta médica um pedido de exame para saber sobre a presença da doença crônica, pois elas quando não têm cura, podem ser prevenidas com vacinação, explica

Hepatite A é uma doença aguda e está relacionado ao estilo de vida e pode se resolver espontaneamente.  Já a Hepatite B e C podem ser crônicas. 

A transmissão mais comum da hepatite B é via sexual. A principal forma de transmissão da hepatite C é através de compartilhamento de seringas contaminadas.

Ouça a entrevista no player acima.

Revista Brasil vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 8h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio, e às 6h (horário local) pela Rádio Nacional do Alto Solimões. Aos sábados, o programa vai ao ar às 8h pela rádio Nacional AM Brasília.

Criado em 14/07/2021 - 12:43

Mais do programa