Universidade Federal do Estado de São Paulo (Unifesp) inaugurou o Observatório de Rotulagem de Alimentos - ORA. O observatório foi criado com a intenção de contribuir com o ciclo regulatório da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Para falar sobre este monitoramento o Revista Brasil entrevistou Vanessa Capriles, vice coordenadora do observatório de rotulagem de alimentos da Unifesp.
Segundo ela a principal função dos rótulos é a comunicação do produtor com o seu consumidor. Deve conter informações de contato e informações nutricional e que a rotulagem acompanha a evolução e vem sofrendo várias melhorias.
Ela informa que uma nova legislação trará mudanças na tabela nutricional.
A grande novidade será a implementação da rotulagem nutricional frontal de advertência quanto ao excesso do açúcar, sódio e de gordura saturada nos alimentos. Um selo de advertência, explica.
"Vai facilitar muito a compreensão do consumidor que esses são alimentos que o consumo deve ser evitado ou diminuido"
Confira entrevista completa no player acima.
O Revista Brasil vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 8h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio, e às 6h (horário local) pela Rádio Nacional do Alto Solimões. Aos sábados, o programa vai ao ar às 8h pela rádio Nacional AM Brasília.