Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Advogada fala do Dia Internacional para a Redução de Desastres Naturais

Ouça entrevista com Mara Xavier de Almeida, advogada e professora de pós-graduação em direito da Estácio Brasília e escritora

Revista Brasil

No AR em 13/10/2021 - 11:53

Hoje é o Dia Internacional para a Redução de Desastres Naturais. Instituído em 1989 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, o dia pretende chamar a atenção para a necessidade de políticas que visem a prevenção e a redução de danos humanos e materiais diretamente causados pela ocorrência de desastres naturais.

Nessa reflexão, o Revista Brasil conversou com Mara Xavier de Almeida, advogada e professora de pós-graduação em direito da Estácio Brasília e escritora.

Segundo ela, a redução dos riscos de catástrofes é uma maneira preventiva de conscientizar sobre a importância de prevenção e uso do meio ambiente com parcimônia, com tecnologias, com responsabilidade global, com políticas públicas tanto de preservação do meio ambiente como da fauna.

Ela explica que as políticas públicas, por exemplo, podem ensinar o plantio com responsabilidade, uso de agrotóxico com parcimônia, no reflorestamento  como na preservação do complexo do bioma e da fauna. Cada um precisa se conscientizar e se movimentar assumindo o seu papel e o da coletividade.

Sobre o desastre ambiental de Mariana,  o rompimento da barragem causou destruição total. Foram mais de 100 quilômetros de lama tôxica pelo estado de Minas Gerais e Espírito Santo, que trouxe danos irreparáveis e irreversíveis ao meio ambiente, comenta.

Ouça a entrevista no player acima.

Revista Brasil vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 8h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio, e às 6h (horário local) pela Rádio Nacional do Alto Solimões. Aos sábados, o programa vai ao ar às 8h pela rádio Nacional AM Brasília.

Criado em 13/10/2021 - 12:47

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Mais do programa