Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Museu Imperial possui um dos acervos mais significativos da história do Brasil

Maurício Vicente Ferreira Júnior, diretor do Museu Imperial, localizado em Petrópolis (RJ), fala sobre a importância do Museu Imperial para a preservação e resgate histórico do país

Revista Brasil

No AR em 15/11/2021 - 15:06

No Dia da Proclamação da República, Revista Brasil fala sobre o Museu Imperial. Conhecido por ser um dos mais importantes museus do país, abriga acervo de peças raras e conta a história dos tempos de Brasil Império e a vida particular da Família Real. Maurício Vicente Ferreira Júnior, diretor do museu, fala sobre a importância e papel da instituição no resgate histórico do país. De acordo com Maurício, o Museu Imperial, localizado em Petrópolis (RJ), desempenha um grande papel de preservação do tempo do Império no Brasil, além de conter documentos que materializaram o fim do reinado. 

"É quase um dever cívico conhecer o Museu Imperial, isso porque, o Museu Imperial foi criado num contexto de tentativa de construção de uma memória de períodos da história nacional. O Museu Imperial teve, desde o seu nascimento, a incubência de tratar do período monárquico, ou seja, do período que coincide com o da formação do Estado nacional brasileiro", explica.

O diretor destaca os itens mais simbólicos do acervo, os "itens inesquecíveis dos visitantes", segundo ele. "Nós temos lá as coroas usadas por D. Pedro I e D. Pedro II, O Cetro usado pelos dois imperados, temos o Trono, que era do Paço de São Cristóvão, lembrando que D. Pedro II usava quatro tronos, a pena usada pela Princesa Isabel para assinar a Lei Áurea." Ele lembra também de outros objetos de valor artístico, como o cofre dos príncipes de Joinville, e pinturas que tratam de temas históricos, a exemplo da Coroação de D. Pedro II e Independência do Brasil. "São objetos que tratam desse período, da produção artística do século XIX, lembrando também os documentos, o Museu possui mais de 250 mil documentos, é praticamente impossível um pesquisador elaborar um trabalho histórico desse período sem consultar o arquivo histórico do Museu Imperial", conta.

O Museu Imperial foi criado em 1940 e inaugurado em 1943. Está localizado em Petrópolis, no Rio de Janeiro. As visitações podem ser feitas de terça a sábado, das 10 às 18 horas. A partir de 2022, o Museu abrirá também aos domingos. Mais informações sobre o Museu Imperial no site: museuimperial.museus.gov.br.

Ouça a entrevista completa no player acima.

 

Criado em 15/11/2021 - 15:38

Mais do programa