Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Médico fala sobre causas do tromboembolismo pulmonar

Ouça entrevista com Diogo Mendes, urologista e professor de medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS)

Revista Brasil

No AR em 30/12/2021 - 08:00

Os apresentadores do Revista Brasil conversaram com Diogo Mendes, urologista, oncologista e professor de medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS). Ele falou sobre tromboembolismo pulmonar, que levou à morte o cantor sertanejo Maurílio Ribeiro.

Ouça no player acima.

"Ocorre o tromboembolismo pulmonar quando um coágulo entope uma artéria pulmonar, com isso o pulmão para de respirar, é como se excluísse o pulmão do tórax, não adianta inspirar o ar, porque aquele pulmão não está mais funcionando", explicou.

 

Em relação às causas do tromboembolismo, ele afirma que "quando o indivíduo fica sentado por muito tempo, ocorre um acúmulo de sangue em alguns locais, preferencialmente na panturrilha, e ali, por um mecanismo ainda pouco explicado pela ciência, ocorre uma coagulação dentro das veias da panturrilha. Esse coágulo é liberado na circulação e começa a caminhar para outros locais do corpo, podendo ir, por exemplo, para o rim produzindo tromboembolismo renal, para o cérebro, produzindo um acidente vascular cerebral isquêmico por entupimento, para o pulmão, produzindo o tromboembolismo pulmonar, e pode entupir também as artérias coronárias do coração, causando um infarto", detalhou.

Fatores de risco

Diogo alertou sobre alguns fatores de risco que aumentam a chance de tromboembolismo, além da má circulação, como sedentarismo, tabagismo, doenças autoimunes como diabetes, lúpus, artrite reumatoide, obesidade, uso de testosterona e anticoncepcional, além de idade avançada. 

Criado em 30/12/2021 - 13:11

Mais do programa