Quais os cuidados nutricionais são importantes ter nessa época do ano com a mesa variada e farta? Alguns alimentos gordurosos e doces da ceia podem dificultar a digestão provocando mal-estar e até sonolência. O ideal é dar preferência para carnes mais magras, como peixes, e evitar molhos menos condimentados e frituras. Sobre esse assunto, o Revista Brasil conversou com Sandra Shemim, nutricionista e coordenadora do curso de Nutrição do Centro Universitário São Camilo, em São Paulo.
Segundo ela, a primeira preocupação deve ser com a hidratação. "É uma tendência nas festas de fim de ano as pessoas abusarem da bebida alcoólica, fato que aumenta a diurese e, por isso, provoca a desidratação. Dessa forma, a dica é adotar um hábito de beber sucos naturais e muita água", complementa ela.
Como nessa época, a alimentação tende a ser bastante gordurosa, o ideal, de acordo com Sandra, é equilibrar comendo carnes sem pele, grelhadas e assadas. É bom evitar, por exemplo, alimentos fritos e gordurosos como a rabanada. Sem exagerar, pelo menos.
Outra dica da nutricionista é começar a se alimentar pela salada e com mastigação lenta. E escolha, sempre, sobremesas mais leves como frutas variadas.
Ouça mais dicas e a entrevista completa no player acima.