Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Entenda a varíola do macaco, já confirmada em 12 países

Infectologista José Davi Urbaéz fala mais sobre a doença

Revista Brasil

No AR em 23/05/2022 - 08:05

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou neste domingo (22) que pelo menos 12 países confirmaram a existência de 92 casos de varíola dos macacos. O vírus desta doença é da mesma família do vírus da varíola humana, erradicada no mundo desde 1980. Aqui na América do Sul, o prmeiro caso suspeito da varíola dos macacos foi registrado em Buenos Aires.

O Revista Brasil conversou com o médico infectologista José Davi Urbaéz, consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), que explicou sobre a transmissão e a prevenção dessa doença.

Segundo o especialista, a varíola e a varíola dos macacos são doenças com gravidades diferentes - a segunda é mais semelhante à catapora. 

Portanto, quem está vacinado com a varíola humana tem um percentual elevado de proteção à varíola do macaco.

José afirma que a doença apesar de não ser considerada grave, pode provocar letalidade. Porém, nenhum animal, por essa situação epidemiológica, deve ser sacrificado, porque são os seres humanos que são os invasores do habitat animal.

Sobre a prevenção, o médico analisa que, do ponto de vista da saúde pública, primeiro é necessário verificar se a vacinação existente foi eficiente. Depois observar o nível de gravidade da população mais vulnerável.

Por ora, é ainda uma situação em andamento e observação, conclui.

Clique no player acima para ouvir a entrevista.

Criado em 23/05/2022 - 14:15

Mais do programa