Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Advogada comenta parecer da PGR sobre casamento de idosos

Documento enviado ao STF defende obrigatoriedade do regime de separação de bens para maiores de 70 anos

Revista Brasil

No AR em 04/07/2023 - 10:03

Parecer da Procuradoria Geral da República enviado ao STF nesta segunda-feira (7) defende regime de separação de bens em casos de casamento ou união estável de idosos com mais de 70 anos. O documento posiciona-se sobre processo em que a Corte discute se o artigo 1.641 do Código Civil é constitucional. O dispositivo obriga do regime de separação de bens para quem está nessa faixa etária, o que para Augusto Aras é constitucional por garantir o direito de propriedade do idoso e seus herdeiros.

Para compreender melhor o tema o Revista Brasil recebeu Cláudia Stein, advogada especialista em direito de família e sucessões. Sobre a decisão do procurador, ele pondera que a lei trata o idoso como incapaz, por não conceder a ele direito de escolha do regime de partilha de bens.

Ela explica ainda que na argumentação de Aras a justificativa para o parecer sustenta-se pelo direito a herança dos filhos. "Nós vamos então sempre contemplar que os filhos tem direito a uma herança e que depois de 70 anos nós não podemos mais escolher para quem queremos deixar nosso patrimônio?", questiona-se. "Isso de certa forma me preocupou muitíssimo."

Ouça a entrevista completa no player acima.

 

Criado em 04/07/2023 - 10:06

Mais do programa